Skip to content

O uso de laptops educacionais na Austrália, Uruguai e Ruanda

29/06/2011

A profa. Graça Moreira da equipe PUC-SP trouxe dicas interessantes sobre o uso de laptops educacionais no mundo. Confira as dicas.

Aborígenes na Austrália

A One Laptop Per Child depois de ter entregue computadores portáteis no Cambodja, Ruanda e Papua Nova Guiné, chegou às comunidades aborígenes na Austrália. A missão é combater o analfabetismo e mostrar às crianças em idade escolar uma maior visão do Mundo – Do portal Sapo.PT

Veja o vídeo aqui

Uruguai completa primeira fase do Projeto Ceibal

Uruguai completa primeira fase do Projeto Ceibal

Mais de 380 mil laptops foram distribuídos pelo governo – Por Tomer Urwicz para Infosurhoy.com – 05/01/2010 – O governo uruguaio distribuiu mais de 380 mil laptops para crianças e professores da rede estadual, como parte de programa educacional

MONTEVIDÉU, Uruguai – Martín abriu o seu laptop e começou a fazer a sua lição. Ele tem nove anos e está na quarta série de uma escola pública, que, por lei, é secular, gratuita e obrigatória. Quando ele está na escola, encontra muitos sites bloqueados. Em casa, na capital do país, é obrigação de seus pais monitorarem o que ele vê na Internet.

Martín tem um dos mais de 380 mil laptops que o governo uruguaio distribuiu para as crianças e professores da rede estadual de ensino.

Quando Martín recebeu a caixa colorida, ele nem sabia o que havia nela. Quando abriu o pacote, ainda não conseguia entender como aquilo funcionava ou como podia usá-lo para se comunicar com seus amigos, familiares e educadores, além de jogar jogos.

Martín tecla com cuidado, sabendo que, se quebrar, quem vai ter que pagar para consertar o computador será a sua família e não o governo, que só pagará os custos se o laptop tiver alguma falha no sistema.

O plano para que Martín e as demais crianças do Uruguai recebessem um laptop distribuído pelo governo começou em 2006, quando o presidente Tabaré Vázquez anunciou que “a missão é aumentar o [acesso à] tecnologia para cada criança no Uruguai”.

“O Uruguai será o primeiro país no continente americano a abranger todas as crianças em idade escolar. Somos capazes de fazer isso, pois somos um país pequeno”, diz Vázquez.

Três anos depois, Vázquez bancou a sua promessa quando o Projeto Ceibal foi aprovado pelo governo.

Veja mais esta dica aqui

Experiência em Ruanda

Ruanda trabalha para ter um laptop por criança. Os laptops de baixo custo agora chegaram a crianças de 31 nações em desenvolvimento, inclusive Ruanda. O programa Um Laptop por Criança – One Laptop Per Child program (OLPC) foi lançado em Ruanda com o objetivo de fornecer acesso a computadores para a população de 2,5 milhões de crianças na escola no país. O presidente Paul Kagame apoiou o programa e esforços de expandir a escolarização e recursos educacionais no país. O correspondente da Worldfocus Martin Seemungal esteve em Rwamagana, Ruanda — que já foi afetado pelo genocídio em 1994, e agora é um local de transformação tecnológica. Leia também o que os blogs comentam sobre a iniciativa com laptops de Ruanda ao Peru aqui. Acompanhe o Worldfocus aqui.

Veja o vídeo.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: