Skip to content

EE Antonio Nobre apresenta o UCA à comunidade

20/09/2011

A EE Prof. Anto. C. F. Nobre, participante do UCA com a universidade formadora PUC-SP, realizou evento de apresentação do laptop educacional para a comunidade da escola, incluindo pais, alunos e professores.

Veja o relato do evento por pesquisadoras da PUC-SP e conheça o projeto de aprendizagem da escola, chamado de Vivendo a Leitura na Era Digital.

UCA EE Prof. Antonio Carlos F. Nobre

Evento: Vivendo a Leitura na Era Digital

Data de realização: 17 de setembro de 2011
Horário: das 9 às 14 horas
Público: gestores/professores/alunos da EE A. Nobre.
Equipe Pesquisadores UCA/ PUC-SP: Gilda Piorino e Sueli Mainine

Escola:
Professores: Priscila (Inglês), Alessandra, Rita (Matemática), Helena (Matemática), Patrícia (Português), Lúcia (Inglês), Stela (História), Edilma (Artes), Alex (Geografia), Manoel, Elin (Português), Prof. Iraci (Geografia).
Diretora da Escola: Profa. Elaine Cristina de Oliveira Ignatti
Professor Coordenador: Manoel Matos
Estagiária UCA: Alexandra
Alunos: de todas as classes e séries do Ensino Fundamental
Pais, Responsáveis e Comunidade Geral

Diretoria de Ensino:
2 PCOP: Rosa Lamana (Tecnologia) e Maíra Manzano (Biologia),
1 Dirigente de Ensino: Lucia Regina Mendes Espagolla

Palestrante convidado:
1 Funcionário da Empresa IBM: Sandra Monteiro

Evento: “Vivendo a Leitura na Era Digital” –

No dia 17/09/2011, sábado, a EE Prof. Antonio Carlos F. Nobre abre as portas da escola para a comunidade, para exibir as produções do Projeto Vivendo a Leitura na Era Digital. O Projeto Vivendo a Leitura, tradição da Unidade Escolar foi readaptado e reformulado tendo em vista o Programa UCA. Sua nova versão está voltada para a produção na era digital, e este é o aspecto novo nessa amostra cultural. Chegamos na escola, Gilda Piorino e eu, Sueli Mainine, por volta das 09h30 e encontramos um ambiente de muita agitação, descontração e compromisso com a organização dos trabalhos e produções nas salas de aula. Recebidas pelo coordenador pedagógico, prof. Manoel Matos, fomos informados de que o evento contaria com uma palestra dirigida para pais, alunos, comunidade de professores, a respeito do uso seguro da Internet e que os alunos estavam organizando os trabalhos e produções nas suas respectivas salas de aula.

Dado o clima de agitação, o coordenador prosseguiu a supervisionar as atividades e já fomos observando a intenso movimento de todos para ajustar os últimos retoques e decidimos por registrar esses momentos com fotos inicialmente. Em seguida, nos dirigimos às salas de aula para ver como estavam sendo organizadas as atividades. As classes de alunos nas salas de aulas, com orientação dos respectivos professores agiam em clima de cooperação e alegria para arranjar suas produções nos espaços, afixando cartazes, juntando carteiras, formando varais, dispondo os laptops, etc.

Com temas diferentes, todas as classes exibiam seus produtos no formato digital, em cartazes, com enfeites e explicações tipo legendas. O antigo projeto Vivendo a Leitura consistia em realizar leituras a partir de algum assunto da atualidade e de interesse dos alunos. Na variante da era digital, o tema foi ampliado para contemplar outros aspectos de interesses dos alunos, a partir do tema escolhido: bullying.

Numa das classes, o empenho dos alunos se voltou para as invenções. Entrevistamos alguns alunos para saber mais sobre os inventos expostos e suas utilidades. Ficamos surpresas com o grau de criatividade dos alunos da classe. Encontramos “caderno-lanterna” para ser utilizado quando a energia elétrica faltar, um “guarda-chuva- capa” para proteger melhor da água, uma “robô-leva-lixo” que recolhe dejetos, um “apagador-massageador” para amenizar a tarefa na lousa, e tantos outros muito interessantes.

Registramos o quão importante é para o aluno exibir a sua produção perante os colegas, a escola, a comunidade. Sua obra passa para uma dimensão maior, e sua explicação revela o empoderamento que a aprendizagem provoca em sua auto-estima. Notamos também que a participação é grande e a cooperação é fluente entre os colegas. Em outras classes encontramos produções de vídeo no laptop abordando a questão do bullying e cartazes explicativos.

Em seguida fomos convocados para a palestra no grande pátio coberto. Provida de projetor e computador, a Diretora da Escola apresentou a palestrante Sandra Monteiro da IBM aos alunos, pais, professores, comunidade. O tema objeto da palestra, Internet Segura é iniciado com alguns dados sobre o acesso à Internet e sobre os riscos que a Internet oferece aos seus usuários menos esclarecidos. Dando destaque aos perigos que as crianças e adolescentes são expostos, fala das ferramentas Orkut e Facebook, muito utilizadas no Brasil, que podem ser acompanhadas por qualquer pessoa, independentemente do vínculo de amizade ou convívio social.

Explica que as mesmas ferramentas que propiciam prazer, diversão, informação e conhecimento, podem ser observadas por criminosos. Esclarece como eles sondam o perfil dos usuários e os utilizam com fins ilícitos. Volta à questão e se dirige aos pais esclarecendo como devem abordar esses assuntos com os filhos, citando alguns exemplos. Com dados e fontes, a palestrante exibe como os predadores ficam à espreita para atacar inocentes, como a rede pode deixar os jovens expostos a comunidades racistas, sexistas, homofóbicas, etc, alem de promoverem pirataria ou contaminarem o computador com arquivos maliciosos e vírus. Fala também como os adolescentes se comportam para esconder tudo isso dos pais, segundo as mais recentes pesquisas da Harvard. Por fim, a palestrante finaliza enfatizando a necessidade de se saber da existencia e ter conhecimento desses perigos reais que a Internet veicula e reforça a importancia da responsabilidade que a navegação na web requer.

Finda a palestra, a Pcop de Tecnologia da Diretoria de Ensino Norte-1, Prof.a. Rosa Lamana, pede a palavra e apresenta aos pais e à comunidade o Laptop Educacional. Explica aspectos importantes do seu uso e sua função na escola como ferramenta de ensino e de aprendizagem. Cita o Programa UCA do Governo Federal em parceria com o Governo Estadual, assim como a Formação de Professores que está sendo desenvolvida pela PUC-SEE-SP para que o projeto no âmbito da escola se desenvolva com qualidade. Dando prosseguimento, a Diretora convida todos os presentes para conhecerem as propostas dos alunos em suas salas de aula. Acompanhamos o intenso deslocamento das pessoas, e vimos que a escola abrindo esse espaço para exibição dos trabalhos avança na direção da escola democrática e encontra novas soluções para o ensino e aprendizagem com o laptop educacional.

Veja fotos do evento.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. Lúcia permalink
    30/09/2011 19:03

    A reportagem e as fotos ficaram muito boas, pena que não fotografaram, nem mencionaram a sala “Rock’n’Roll” das disciplinas História/Inglês, supervisionada pelas professoras Stela, Rosangela, Priscila e por mim, Lúcia.

  2. Equipe UCA-SP permalink
    02/10/2011 10:06

    Agradecemos seu comentário, Lucia. Você tem toda razão quando diz que a sala Rock’n’roll infelizmente não aparece nas fotos. Mas de fato, foi feito um excelente trabalho e a equipe docente e discente estão de parabéns. O relato tenta, na medida do possível, referenciar todos os projetos, que estavam realmente muito bacanas. Parabéns a todos da escola.

  3. Sueli Mainine permalink
    03/10/2011 15:38

    Agradecemos seu comentário Lúcia. De fato, não conseguimos cobrir todos os detalhes como a Renata mencionou. No entanto, o blog é de voces e da escola como um todo. Por meio dele, a interação abre a possibilidade para o diálogo que amplia o nosso olhar sobre aquilo que escapou na cobertura do evento. Da mesma forma, o trabalho colaborativo complementa aquilo que não foi contemplado na primeira versão dessa cobertura.
    Assim, para ser visto no blog como se quer, é necessário que todos se apropriem do espaço virtual blog como Você, e traga novas contribuições. A cobertura do evento está em construção e conta com a participação de todos para ser melhorada. Definir a função do blog e decidir como usá-lo para ser visto pela escola e comunidade é algo que estamos aprendendo. E quem sabe, é também o início de uma nova perspectiva nessa etapa de formação.

Trackbacks

  1. EE Antonio Nobre apresenta o UCA à comunidade « EE Antonio Nobre
  2. Novas fotos EE Antonio Nobre apresenta UCA à comunidade « Blog UCA-SP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: